quarta-feira, julho 03, 2013

TRAJE DE DOMINGAR OU DE FESTA DAS TERRAS DA MAIA - DOURO LITORAL


Até 1843, as antigas Terras da Maia comportavam 74 freguesias compreendidas entre o Oceano Atlântico e o Monte Córdova (Santo Tirso), do Rio Ave à Foz do Douro, passando por Nevogilde, Cedofeita, Paranhos, Gondomar, Ermesinde, Santa Maria da Reguenga, Santo Tirso, Macieira da Maia a Azurara.

Na Maia o traje de domingar ou de festa era por excelência o mais representativo pelo negro das saias de baetão com barra de veludo. Junto ao corpo saias brancas de linho rendadas, culotes e as meias feitas à mão e rendadas que não deixavam mostrar um milímetro do seu corpo.

Sobre todas estas saias caía um avental comprido adornado na barra com rendas de algodão da mesma cor e, por vezes um ou outro vidrilho em contraste com as blusas brancas de linho alvo de neve com colete estampado de pequenas flores coloridas, ajustado a corpo, cobrindo-se com um belo e colorido lenço de merino vermelho ou amarelo, verde ou azul e por vezes castanho.

Na cabeça a mulher maiata cobria-se com maravilhosos lenços ora de seda, bibinete ou filó de três pontas soltas sobreposto com um chapeuzinho de feltro de veludo de aba revirada e redondo, adornado com um pequeno espelho, tinha também duas fitas pretas com breu caindo sobre o lenço branco bordado à mão.
 
Nas orelhas as libras de cavalinho e arrecadas de ouro.

Sem comentários: